As ações de levantamento arqueológico, proteção e promoção do patrimônio tem início em 1990, ocasião em que identificamos material arqueológico nas obras de abertura de uma rua próxima ao sítioRuínas do Abarebebê. A partir daí a USP foi chamada e, em 1991, realizou escavações arqueológicas no sítio. Com o fim das escavações, o local ficou fechado ao público e somente foi reaberto com o projeto de Sinalização das Ruínas do Abarebebê, que elaboramos e foi aprovado pelo IPHAN. Com a devida sinalização e monitoria das visitas, o local tornou-se o ponto turístico mais visitado da cidade.
Desde a década de 1990, iniciamos um levantamento de sítios no município e, em 2002 foi criado o Museu Histórico e Arqueológico de Peruíbe, a partir de projeto que elaboramos e com o acervo das pesquisas em Peruíbe e na Juréia. Em 2012, o museu foi transferido e reinaugurado no prédio da antiga Estação Ferroviária, restaurado. Nessa ocasião, o Museu recebeu o acervo de 4.000 peças arqueológicas coletadas durante nosso projeto de Monitoramento Arqueológico das obras da Sabesp no Bairro Ruínas.
Atualmente, identificamos 22 sítios arqueológicos em Peruíbe.
Ruínas do Abarebebê
Botão
Sítios Arqueológicos
Há sítios pré-coloniais (sambaquis e sítios ceramistas) e sítios históricos (ruínas de igreja, fazenda, etc). Podemos dividir em quatro as principais áreas de ocorrência de sítios arqueológicos: 1) Parque Estadual Itinguçu (Área do Guaraú, Arpoador, Barro Branco, Paraíso); 2) Rio Branco; 3) Ruínas; 4) Taniguá/Terra Indígena Piaçaguera.
O seu acervo é composto por 5.267 peças arqueológicas de vários períodos de ocupação da região. A maior parte do acervo, 4.189 peças, é proveniente da pesquisa arqueológica realizada no entorno das Ruínas do Abarebebê, sendo peças de cerâmica indígena tupi, com decoração plástica e policromada. Há também objetos domésticos históricos, como faianças portuguesas e inglesas. Outras 600 peças são provenientes de sítios localizados nas Unidades de Conservação do Mosaico Juréia-Itatins, com objetos de uso doméstico do século XIX. O restante do acervo é de outros sítios de Peruíbe e região.
Sítio Arqueológico Ruínas do Abarebebê
O sítio é constituído pelas Ruínas da antiga igreja de São João Batista, ponto central do único Aldeamento do litoral paulista, que funcionou desde meados do XVII até o início do XIX. Abrange também uma área entorno, hoje já urbanizada, mas que ainda abriga testemunhos arqueológicos preservados. A igreja foi parcialmente escavada em 1991 por equipe da USP e, em 2011, seu entorno foi pesquisado pela empresa Gestão Arqueológica Consultoria, obtendo três datações e regatando 4.000 peças.
Conheça o Diagnóstico do Patrimônio Cultural do Plano de Manejo do Mosaico Juréia-Itatins
O Diagnóstico realizado apresenta um resumo dos Bens Patrimoniais da Juréia e Peruíbe, com a relação de sítios arqueológicos identificados no Projeto Arqueológico Juréia-Itatins (1994-1999), desenvolvido no Mestrado do arqueólogo Plácido Cali, e atualizado em 2008 no Plano de Manejo, tendo ainda os Bens Tombados e outros Bens Materiais de interesse histórico e cultural, manifestações culturais, propostas de zoneamento, preservação e muito mais.
Conheça imagens 3D de artefatos arqueológicos e das Ruínas
Animações 3D produzidas por Vitor Barão, da tipuanaimagens. https://sketchfab.com/tipuanaimagens
exemplo@email.com.br
ver todos
Cachimbo
Encontrado no Programa de Monitoramento e Gestão do Patrimônio Arqueológico nas áreas do Sistema de Esgotamento Sanitário no bairro Ruínas, município de Peruíbe - SP
Ruínas do Abarebebê
ver todos
Ruínas do Abarebebê
Imagens 3D do sítio arqueológico
ver todos
Cerâmica Tupi
Encontrada no Programa de Monitoramento e Gestão do Patrimônio Arqueológico nas áreas do Sistema de Esgotamento Sanitário no bairro Ruínas, município de Peruíbe - SP
Gestão Arqueológica Consultoria em Patrimônio Cultural Ltda EPP