O Patrimônio Arqueológico do Vale do Paraíba

O PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DO 
VALE DO PARAÍBA

Os primeiros habitantes do Vale do Paraíba paulista foram grupos de caçadores, pescadores e coletores, que produziram instrumentos de pedra lascada, e cuja datação mais antiga remonta à 9.000 anos.

Posteriormente, chegaram na região grupos indígenas pertencentes às famílias linguísticas Tupi e Jês (Maramaomis e Puris). Há referências, também, a outros grupos cuja família linguística não foi determinada com exatidão.

Sítios Arqueológicos

Há sítios pré-coloniais líticos e cerâmicos, além de sítios históricos (ruínas de igrejas, fazenda, etc). Municípios como São José dos Campos, Jacareí e Paraibuna concentram a maioria dos sítios conhecidos. Mas os sítios estão presentes em todo o Vale do Paraíba, identificados quando há pesquisas.

Acervos e Museus

Acervos arqueológicos estão presentes em vários museus do Vale do Paraíba, destacando-se o Museu Antropológico do Vale do Paraíba (Jacareí), o Museu Histórico Professor Paulo Camilher Florençano (Taubaté), o Museu da Basílica de Aparecida, e o Museu Municipal (São José dos Campos).

Os sítios tupis do Rio Comprido, Jacareí

A região ao longo do Rio Comprido, em Jacareí, abrigou diversas aldeias tupis no passado. Destacam-se os sítios Santa Marina, sítio Rio Comprido e sítio Vila Branca. 

SÍTIO UHE PARAIBUNA 1

Sítio Cerâmico na Represa de Paraibuna
Veja aqui
  • Ficha do sítio

    Botão
  • Publicações do Projeto

    Livro

    Baixar em PDF
    Sítio Arqueológico Rio Comprido I

    Folder

    Patrimônio Arqueológico do Vale do Paraíba

    Matérias

    Jornais e revistas

    EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

    Conjunto de ações desenvolvidas junto às escolas e à comunidade para divulgação e conscientização sobre o Patrimônio Cultural do Vale do Paraíba
    SAIBA MAIS

    Outros temas de interesse

    Gestão Arqueológica Consultoria em Patrimônio Cultural Ltda EPP


    Share by: